PUBLICADO EM: 18/08/2023

Dia histórico em Esmeralda: Inauguração de poços artesianos no Assentamento Dom Orlando Dotti

A tarde desta sexta-feira, 18/08, ficará marcada na memória dos moradores do Assentamento Dom Orlando Dotti, em Esmeralda, como um dia de celebração e conquista. Com grande alegria e entusiasmo, a comunidade testemunhou a cerimônia oficial de inauguração de dois poços artesianos que agora fornecerão água a uma extensa rede de mais de 15 km, abastecendo cerca de 60% do território.

O evento, que contou com uma presença notável de autoridades e líderes locais, simboliza um passo significativo em direção ao progresso e ao bem-estar dos habitantes do assentamento. O superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Nelson José Grasseli, destacou a importância dessa realização para o Assentamento Dom Orlando Dotti, enfatizando seu impacto direto na qualidade de vida da população.

Entre as personalidades que prestigiaram a ocasião estavam o prefeito de Esmeralda, João Pereira, e o prefeito de Capão Bonito do Sul, Felipe Rieth. Além disso, assessores do deputado federal Dionilson Marcon, vereadores da região, representantes do Banco do Brasil, da Emater e de diversos movimentos sociais se uniram à celebração, juntamente com a equipe administrativa local e, é claro, os moradores do Assentamento Dom Orlando Dotti.

Durante seu discurso, o prefeito João Pereira fez questão de relembrar os investimentos que já foram realizados na comunidade, incluindo um montante de 420 mil reais destinados à implantação da rede de água. Ele também destacou a relevância da instalação de energia elétrica, concluída em maio de 2021. Além disso, um anúncio empolgante foi feito: na próxima semana, abrirão as inscrições para a distribuição de calcário aos pequenos produtores da região, com uma previsão de disponibilização de 310 toneladas, o que equivale a 15 toneladas por família beneficiada.

Nelson José Grasseli aproveitou a oportunidade para discutir assuntos pertinentes, como o impacto do Novo Plano Safra na agricultura local e as discussões sobre regularização de propriedades. Os moradores também tiveram a chance de interagir com as autoridades, expressando suas dúvidas e sugestões para o futuro desenvolvimento da comunidade.

Com água jorrando dos novos poços artesianos e esperança renovada, o Assentamento Dom Orlando Dotti celebrou um dia que ficará registrado como um marco de progresso, solidariedade e transformação em Esmeralda.