PUBLICADO EM: 29/09/2023

Curso de Inseminação Artificial de Bovinos beneficia produtores em parceria entre Secretaria da Agricultura e Sindicato dos Empregadores Rurais de Esm

A busca por aprimorar as práticas agropecuárias e impulsionar a produtividade do setor pecuário ganhou um novo impulso em Esmeralda com a recente parceria entre a Secretaria da Agricultura e o Sindicato dos Empregadores Rurais. Através dessa colaboração, foi disponibilizado o curso de inseminação artificial de bovinos na sede do sindicato.

Mais de 10 produtores do Município já foram beneficiados por esse treinamento, que abrangeu tanto aspectos teóricos quanto práticos, fornecendo uma base sólida para a implementação da inseminação artificial em suas fazendas.

A primeira etapa do curso envolveu uma aula teórica abrangente, que abordou temas essenciais, como a anatomia do aparelho reprodutivo de fêmeas bovinas e a descrição dos equipamentos necessários para a inseminação. Os participantes tiveram a oportunidade de compreender em detalhes os processos envolvidos na reprodução bovina e os instrumentos utilizados para realizar o procedimento com sucesso.

Após absorverem o conhecimento teórico, os produtores avançaram para a segunda etapa do treinamento, que consistiu na montagem dos equipamentos de inseminação.

Através de práticas, os participantes aprenderam a manusear os dispositivos de forma adequada, garantindo sua eficácia durante a inseminação artificial. Nessa fase, os produtores puderam aplicar o conhecimento adquirido, realizando a inseminação artificial sob a supervisão de instrutor experiente. Essa experiência prática permitiu que os participantes se familiarizassem com os desafios reais do procedimento, preparando-os para implementá-lo em suas propriedades.

O médico veterinário e Secretário da Agricultura Leonel Brehm também participou do curso, “agradeço ao produtor Valdir Marques Brehm, que cedeu a propriedade e os animais para que fosse possível a realização das atividades práticas. Eu sou adepto dessa técnica e quero que nossos produtores de Esmeralda aumentem a eficiência e a qualidade da produção bovina na região”, destacou.