PUBLICADO EM: 29/11/2022

Esmeralda, 59 anos de história!

A semana em comemoração aos 59 anos do Município de Esmeralda acabou, mas foi marcada pelo grande envolvimento da comunidade nos mais variados segmentos, como cultura, incentivo a práticas de exercícios físicos e, claro, na cidade precursora do Tiro de Laço Competitivo, não poderia faltar na programação atividades aos apreciadores do tradicionalismo do Rio Grande do Sul.

As festividades iniciaram ainda no sábado (19), com o “Festnic” da EMEF Dr. Nicanor Kramer da Luz e o 1° Festival de Artes Marciais e Esportes de Combate que aconteceram na Praça Central Dr. Orly Labarthe Alves, realizado pelo Team MuayThai MDFIGHT e contou com atividades como yoga, capoeira, karatê, danças, calistenia, além de outras modalidades que a comunidade teve a oportunidade de aprender e ter conhecimento sobre as práticas.

Já na segunda-feira (21) e na terça-feira (22), aconteceu no Centro de Eventos 27 de Novembro, a abertura da 2ª Feira do Livro e Artesanato – “Mitos e Lendas”, que teve como patrona, a professora Marinês Jussara Goulart Martini e homenageada municipal, a professora Leila Maris Zaccani. Durante o dia, estudantes e professores das escolas municipais, além de visitarem o local, participaram da contação de história com o cantor, compositor e escritor de literatura infantil, Samuel Sodré. Ainda no evento, duas escritoras esmeraldenses lançaram seus livros: “Laçando Memórias” de Carmem Lúcia Mondadori Kramer e “As Aventuras de Laura” de Laura Caus Pacheco.

O grupo de Machadinho/RS, Aldeia Teatral, encenou a peça “Vida e Obra de José Mendes”, que divertiu e emocionou a plateia com a riqueza de detalhes no resgate da trajetória do cantor tão importante para a história do Município.

Na tarde da terça-feira (22), secretários municipais de educação da regional da Amucser participaram de um encontro em Esmeralda, com o objetivo de trocar experiências e também conhecer a realidade do Município, além de conhecerem as estruturas das escolas e também o Memorial José Mendes.

Na quarta-feira (23), a comemoração foi na 9ª Festa do Idoso que aconteceu no Centro de Eventos 27 de Novembro, com uma tarde dançante e coquetel. Os participantes aproveitaram para deixar de lado as preocupações do dia a dia e foram para o meio do salão dançar vaneiras, xotes e bastante valsas, que era o ritmo mais pedido.

E a quinta-feira (24), foi marcada pela sessão solene do Projeto Vereador Mirim que ocorreu na Câmara de Vereadores e à tarde houve a formatura das crianças atendidas pelo Programa Primeira Infância Melhor (PIM), no Centro de Eventos 27 de Novembro.

Chegando ao final de semana, a tradição tomou o seu lugar, na sexta-feira (25) iniciou o Rodeio do CTG Rincão da Amizade no Parque de Rodeios Alfredo José dos Santos e à noite, a animação ficou por conta de Os Monarcas, que presentearam o Município com uma placa dos 50 anos de existência do grupo musical e entregaram uma apresentação ao nível esperado.

Já no sábado (26) a programação contou com a palestra espírita com Clementina Berno, na Câmara de Vereadores e também mais uma rodada do 2ª Campeonato Intermunicipal de Laço Esmeralda – Pinhal da Serra, que fechou o cronograma de atividades em comemoração aos 59 anos de Esmeralda, no domingo (27).

O prefeito em exercício, Jossemir Teixeira (Cemi), agradece e parabeniza a toda população pelo bom êxito dos eventos. “Tudo aconteceu como o planejado, nossos munícipes mereciam uma programação que atendesse o gosto dos mais diversos públicos e assim foi feito. Nosso muito obrigado a cada um que contribuiu para a realização do evento e a todos que participaram. Parabéns ao povo Esmeraldense, parabéns a nossa Esmeralda!”, destacou Cemi.