NOTÍCIAS

PUBLICADO EM: 07/06/2022

31 de maio – Dia Mundial Sem Tabaco

No último dia do mês de maio é comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco, e em decorrência disso, profissionais da Secretaria da Saúde de Esmeralda promoveram uma ação com os estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio das escolas EMEF Dr. Nicanor Kramer da Luz e EEEM Marcírio Marques Pacheco, no Clube 27 de Novembro.

A odontóloga Maria Eduarda Mosna e a psicóloga Débora Pinotti promoveram uma ação de conscientização com os estudantes. Foram apresentados vídeos informativos (direcionados à faixa etária) com todos os aspectos do tabagismo (dependência, males, influência social e familiar, etc.), e em seguida foi realizada uma dinâmica em grupo, na qual os alunos puderam debater sobre os assuntos que foram tratados no vídeo e fizeram uma breve apresentação das suas discussões ao restante dos participantes. Para encerrar, foi abordado o Maio Vermelho – Mês de Luta contra o Câncer Bucal, o qual também se refere ao fumo.

No município de Esmeralda, a Unidade Básica de Saúde disponibiliza esse tratamento para a cessação do tabaco através do grupo de tabagismo. O Programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil seguindo um modelo lógico, no qual, ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, junto com o apoio à adoção ou cumprimento de medidas legislativas e econômicas, se potencializam para:

✔️ prevenir a iniciação do tabagismo, principalmente entre crianças, adolescentes e jovens;

✔️ promover a cessação de fumar;

✔️ proteger a população da exposição à fumaça do tabaco e reduzir o dano individual, social e ambiental dos produtos derivados do tabaco.

Desde o final da década de 1980, sob a ótica da promoção da saúde, a gestão e governança do controle do tabagismo no Brasil vêm sendo articuladas pelo Ministério da Saúde por meio do Instituto Nacional de Câncer (INCA), incluindo um conjunto de ações nacionais que compõem o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT).

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. Nos mercados nacional e internacional, há uma variedade de itens derivados de tabaco que podem ser usados de diversas formas: fumado, inalado, aspirado, mascado ou absorvido pela mucosa oral. Todos contêm nicotina, causam dependência e aumentam o risco de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis (DNCT). No Brasil, a forma predominante do uso do tabaco é o fumado (INCA, 2021).

O Dia Mundial sem Tabaco foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

COMPARTILHAR: