PUBLICADO EM: 16/05/2011

Diversas atividades são desenvolvidas pela secretaria do trabalho, renda e desenvolvimento social

Relatório das atividades desenvolvidas na secretaria do trabalho, renda e desenvolvimento social nos anos de 2009 e 2010:

Programas sociais:
Pró-jovem- desenvolvido com jovens entre 15 e 17 anos, cujo objetivo geral é a redução da pobreza e da desigualdade,a erradicação da fome e a promoção da autonomia e da inclusão social das famílias em situação de vulnerabilidade.

Asema - apoio sócio educativo em meio aberto : atendimento de crianças socialmente vulneráveis com idade de 6 a 14 anos.

PETI (programa de erradicação do trabalho infantil) tem por objetivo retirar as crianças e adolescentes de até 16 anos do trabalho infantil.

No final do ano letivo, aos alunos que participam dos programas e cumprem com os critérios estabelecidos, é oferecido uma viagem de cunho educativo, disponibilizadas pelo prefeito municipal.

PAIF (programa atenção integral a família) recentemente houve a contratação de uma psicóloga para trabalhar com os programas em andamento e com as famílias beneficiárias do bolsa família.

Os programas citados integram o sistema único de assistência social(suas) e uma das açoes de tais programas é ofertar atividades como:esporte,cultura,cidadania,artes,dentre outras em turno contrário ao da escola.
- PIM (primeira infância melhor)-o programa tem por objetivo orientar as famílias para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças,desde a gestação até os 6 anos de idade.
- No ano de 2010 o programa foi apresentado em um seminário internacional, estando presentes representantes da UNESCO e da UNICEF, por ser modelo de atendimento em área rural, prestigiando o município pela iniciativa em buscar oferecer qualidade em seus serviços e dar atendimento a todos os seus cidadãos.

Cursos que foram ofertados a população:

- Esta secretaria em parceria com a secretária de obras realizou reformas de habitações na área urbana.

- Houve a renovação da habilitação municipal, o que possibilita a captação de recursos vinculados junto ao CRAS(centro de referência da assistência),que em breve terá sua sede,onde hoje trabalha a unidade básica de saúde.