PUBLICADO EM: 07/02/2012

ESMERALDA INICIA A AVALIAÇÃO DE DANOS

Em meados de janeiro a administração municipal contatou a Coordenadoria Regional da Defesa Civil, em decorrência de precipitação de chuvas abaixo da média em parte do município de Esmeralda, causando já considerável quebra na produção de algumas lavouras de milho e feijão. Durante o mes de janeiro e início deste mes ocorreram pancadas isoladas, com incidência variável, que amenizou em parte a situação do município como um todo. No entanto, na região do entorno da sede do município, do Passo do Canal, Santa Teresinha, Fazenda do Posto, Rincão da Cruz e parte do Guabiju as chuvas não foram suficientes ou oportunas para evitar prejuizo de grande proporção em muitas lavouras. As quebras de produção são irreversíveis em muitas lavouras de milho e feijão e poderão se agravar em outro tanto. Em decorrência a administração municipal já iniciou o processo de Avaliação dos Danos ( AVADAN ) nessas regiões para orientar a elaboração de Laudos pela EMATER e CONDEC que indicarão a viabilidade de ser Decretada Situação de Emergência, mesmo que PARCIAL, no município de Esmeralda. A administração está solicitando aos produtores que comuniquem à Secretaria da Agricultura os danos já constatados para o mapeamento das regiões atingidas pela estiagem.