PUBLICADO EM: 22/05/2012

MUNICÍPIO PRORROGA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

A administração municipal publicou nesta semana o Decreto nº 1176 prorrogando a Situação de Emergência na área rural do município de Esmeralda por mais 60 dias, em decorrência da estiagem que persiste desde o final do ano passado. O Decreto está sendo entregue na Defesa Civil do Estado bem como os Laudos e Parecer da comissão municipal serão encaminhados no prazo de 5 dias à 9º REDEC, em Caxias do Sul. Os técnicos da Defesa Civil do Estado já efetuaram a vistoria em algumas propriedades que inclusive estão com desabastecimento de água potável para consumo doméstico. Cerca de 15 propriedades rurais estão recebendo ampliação de rede dos poços existentes e de propriedade do município. Outras 10 famílias na região intermediária entre Santa Teresinha e São Sebastião deverão ser beneficiadas após a liberação dos órgãos ambientais para perfuração de um novo Poço Artesiano. Outros três poços já estão cadastrados pela Secretaria da Agricultura visando futuras perfurações e rede de abastecimento. Também, nesta semana, o município está contratando serviços de retroescavadeiras para agilizar o atendimento no interior do município. Na cidade, conforme informações da CORSAN, a situação já começa a preocupar pela grande queda do nível de água no poço que abastece o perímetro urbano verificado nos últimos dias.