PUBLICADO EM: 28/09/2012

ESMERALDA RECEBE GRUPO FOLCLÓRICO

No último dia 19 de setembro, como parte das comemorações dos Festejos Farroupilhas 2012, a comunidade esmeraldense assistiu a apresentação do Grupo Folclórico "São Torcato" no Salão Paroquial . Vindo de Portugal, da cidade de Guimarães - Capital Européia da Cultura- este grupo veio com o objetivo de conhecer as paisagens e a cultura do Sul do Brasil, e através de contato com o MTG, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto conseguiu que Esmeralda também fizesse parte do roteiro de apresentações e visitas. O Grupo contava com 38(trinta e oito) componentes, durante todo o dia este grupo visitou as escolas municipais, a Igreja Matriz e o Memorial José Mendes, além de assistir as apresentações no Galpão Crioulo instalado na Praça Municipal. Este evento ficou marcado pela beleza da apresentação, pelo carinho demonstrado pelos visitantes ao entregar uma lembrança ao Sr. Prefeito Municipal e por um momento inesquecível: um dos membros do grupo convidou o mestre de cerimônias da ocasião, o servidor Alceu Osni Dutra, para juntos cantarem a música de José Mendes "Vá embora tristeza". Segundo o Português, foi uma grande emoção conhecer a Terra de José Mendes, pois ele conheceu a música em 1974 em uma visita na Austrália, e desde então esta música passou a ser uma das suas preferidas.