PUBLICADO EM: 15/05/2013

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

A educação brasileira estará em foco dia 21 de maio de 2013 no município de Esmeralda, na I Conferência Municipal de Educação.
Na história das políticas públicas nacionais para a educação, a participação da sociedade tem sido de extrema importância. Portanto, dia 21 de maio a Secretaria Municipal de Educação coordenará um encontro para a discussão de temas relacionados à educação brasileira.
Nesse encontro serão analisados os eixos temáticos elaborados pelo Fórum Nacional de Educação no Documento-Referência. Este documento servirá de base para os debates locais, municipais, estaduais e regionais, visando o estabelecimento, consolidação e avanço das políticas públicas para a educação nacional.
O Documento-Referência está organizado em sete eixos:
Eixo I – O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação.
Eixo II – Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos.
Eixo III – Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia,  saúde, meio ambiente.
Eixo IV – Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.
Eixo V – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.
Eixo VI – Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.
Eixo VII – Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.
É desejável que não somente as pessoas envolvidas diretamente com a educação participem desses momentos, mas sim que haja participação de representações dos mais variados setores da sociedade.
O resultado desses debates, constituirá um Documento-Base que será o objeto de discussão no Encontro Inter-regional em Vacaria, nos dias 21 e 22 de junho e posteriormente na II CONAE (Conferência Nacional de Educação), que ocorrerá em fevereiro de 2014, em Brasília.
As contribuições desta conferência resultarão em objeto de deliberação, garantindo as reformulações necessárias no Plano Municipal de Educação.
Não perca essa chance de participar da construção de novos rumos para a educação nacional.

Secretária Municipal de Educação: Silvana Knog dos Santos
Coordenação: Mara Lucia Valente