PUBLICADO EM: 23/10/2013

SEMANA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

De 14 a 18 de outubro de 2013, os alunos e professores da Escola Municipal Dr. Nicanor Kramer da Luz, com a parceria dos profissionais da Secretaria da Saúde desenvolveram o Projeto Alimentação Saudável, com o objetivo de promover o consumo de alimentos saudáveis e a consci-ência de sua contribuição para a promoção da saúde de forma educativa.
O tema propõe uma análise dos impactos dos sistemas alimentares para o meio ambiente. Da plantação à colheita, do processamento às embalagens, do transporte até as prateleiras de comercia-lização, a comida que chega às nossas mesas passa por diversas fases e para isso utiliza muita água, cria gases de efeito estufa e termina afetando cada planta e animal do planeta.
A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel funda-mental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.
Foram desenvolvidas atividades diversas durante a semana, como palestra com a nutricionis-ta Daniele Betanin, pesquisas, confecção de cartazes, livros de receitas, cálculos sobre a quantidade de açúcar e gordura em determinados alimentos, etc.
Na culminância deste projeto, na sexta, dia 18, contamos com a presença da comunidade, onde cada turma expôs os trabalhos desenvolvidos, inclusive apresentação de um teatro sobre o tema.
A Direção da Escola agradece o empenho e dedicação dos alunos e professores no desen-volvimento de mais este projeto e também a colaboração e parceria dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.