PUBLICADO EM: 13/06/2014

Já está em operação no Município de Esmeralda o Programa Gaúcho de Microcrédito.

O microcrédito é a concessão de empréstimos de pequeno valor a microempreendedores formais e informais, normalmente sem acesso ao sistema financeiro tradicional. Esse tipo de crédito se encontra em um contexto de micro finanças, que abrange o fornecimento de empréstimos, poupanças e outros serviços financeiros especializados para empreendedores formal ou informal.
Assim, o microcrédito tem como principais características:
• ausência de garantias reais, já que a maioria das transações tem como garantia o aval solidário;
• concessão de crédito ágil e adequado ao ciclo de negócios do empreendimento;
• baixo custo de transação devido à proximidade entre a instituição e o tomador dos empréstimos, e à inexistência de burocracia;
• ação econômica com forte impacto social na comunidade;
• elevado custo operacional para a instituição fornecedora dos recursos; e
• metodologia específica, que consiste na concessão assistida do crédito. Os agentes de crédito vão até o local onde o trabalhador exerce uma atividade produtiva para avaliar as necessidades e as condições de seu atendimento, bem como as condições de pagamento. Esse profissional passa a acompanhar a evolução do negócio e a fornecer orientação se necessário.
Os recursos do microcrédito produtivo orientado se destinam sempre a financiar capital de giro e investimentos produtivos fixos, como obras civis, a compra de máquinas e equipamentos novos e usados, compra de insumos e materiais, entre outros.
Os interessados , poderão agendar o dia e horário para o atendimento junto a Prefeitura Municipal de Esmeralda em horário de expediente.