PUBLICADO EM: 03/07/2014

Secretário de Cultura do Estado visita Esmeralda

No dia 27 de junho de 2014, o município de Esmeralda, recebeu a visita do Secretário de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, Sr. Luís Antônio de Assis Brasil. O Secretário foi recebido pela Secretária Municipal de Educação e pela Diretora de Cultura. A visita deu-se em virtude do município ser contemplado com o Projeto “Biblioteca Pública, resgatando seu papel de cultura viva na Comunidade”, previsto no Edital do Concurso Mais Cultura/Bibliotecas Públicas Municipais do Rio Grande do Sul. O objetivo do projeto é enriquecer o acervo da Biblioteca Pública Municipal e também propiciar um ambiente mais agradável bem como oferecer aos munícipes um melhor acesso à leitura e pesquisa. O valor recebido do Governo Estadual através da Secretaria Estadual da Cultura foi de R$ 20.000,00 sendo que o município participou com contrapartida no valor equivalente a R$ 3.500,00.
Na oportunidade foi feito um breve relato ao Secretário Assis Brasil das atividades Culturais que estão sendo desenvolvidas no município, entre elas o “Raízes de Esmeralda e Pinhal da Serra, e a Iª Cavalgada Entre Memoriais.” Foi explanado que a Administração Municipal tem como meta construir a casa da Cultura, e está trabalhando na organização do Sistema Municipal de Cultura, o chamado “CPF da Cultura” que é a criação do Conselho, Plano e Fundo de Cultura, Assis Brasil ressaltou a importância deste trabalho frisando que a partir do próximo ano está é uma exigência legal a todos os municípios, sendo condição básica para a habilitação na liberação de recursos á projetos, e através deste se estabelece um cenário politico que assegure ações continuadas com ampla participação da sociedade civil de forma planejada e institucionalizada.
A Administração Municipal em nome da Secretaria Municipal de Educação e Cultura a gradece a visita e o apoio recebido do Secretário Estadual de Cultura bem como, de todos os funcionários que se dedicaram a este projeto.