PUBLICADO EM: 29/10/2014

ESMERALDA PROMOVE AÇÃO OUTUBRO ROSA

A Secretaria Municipal da Saúde, através da estratégia saúde da família em parceira com as escolas do município, o Cras, Lions, AApecan, Grupo da Terceira Idade, Prefeitura Municipal e demais entidades do município promoveram na última sexta - feira ação do outubro rosa que teve como um dos objetivos orientar as mulheres para que aprendam a prevenir o câncer de mama, bem como, que saibam da importância do diagnóstico precoce desta doença.
Parece contraditório, mas as mulheres têm uma predisposição em cuidar, são geralmente educadas para isto. Sabem se doar cuidam dos filhos, do marido, dos pais quando envelhecidos, dos irmãos. E não há nada de errado nisto, mas esquecem muitas vezes que o autocuidado é primordial na vida de qualquer pessoa. Cuidado este que perpassa também pelos cuidados com sua própria saúde. Por isso os profissionais da saúde de Esmeralda e um grupo de voluntários orientou as Esmeraldenses sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do autocuidado para a redução dos fatores de risco para a doença distribuindo material informativo à comunidade, sobre a importância da prevenção do câncer de mama.
O evento contou com a participação de aproximadamente 400 mulheres.