PUBLICADO EM: 01/04/2015

Agricultores Esmeraldenses recebem auxilio da Prefeitura para produção de silagem de milho.

Colaboração: Taise Pacheco Paganini
Em Esmeralda vários agricultores vem utilizando a silagem de milho para alimentar o gado nos períodos em que a pastagem não apresenta qualidade e quantidade suficiente para alimentação dos animais. É uma forma de armazenar alimento durante o período em que há escassez de alimento, já que a silagem quando bem fermentada pode ser armazenada durante um longo período de tempo. Este tipo de alimento vem sendo utilizado tanto para alimentação de gado de leite como para gado de corte.
Na propriedade do Sr. Francisco de Almeida Brasil, que trabalha a 21 anos com confinamento de gado de corte, utiliza-se a silagem juntamente com ração para alimentar os animais no cocho. O Sr. Francisco cita que “antigamente os produtores vizinhos se reuniam para juntos fazer a silagem, onde cada um tinha um dos equipamentos necessários para a fabricação da silagem, já hoje, se não receber a ajuda da prefeitura não tem como fazer a silagem para os animais visto que os seus vizinhos pararam de produzir a silagem e não há equipamentos disponíveis.
Na região há poucas empresas ou produtores que possuem os equipamentos necessários para a produção de silagem e possam ser contratados para realizar o serviço, e os que possuem estes equipamentos não vão até as pequenas propriedades realizar o serviço, pois o custo com deslocamento é grande e não vale a pena para o dono da máquina.
Para o secretário da Agricultura Expedito Zóccoli de Lima, não importa a quantidade de silagem que o agricultor familiar pretenda fazer, basta agendar na Secretaria da Agricultura que as máquinas serão disponibilizadas a um custo extremamente baixo, onde são cobrados do produtor somente o óleo gasto nos tratores.
Para o Sr. Francisco a ajuda da prefeitura é considera fundamental para a continuidade do uso da silagem na alimentação de seus animais. No ano de 2015 o produtor projetou utilizar 350 toneladas de silagem para alimentar os animais em confinamento, mas cita que vários conhecidos utilizam a silagem como fonte de alimento de gado de leite no inverno.
Para os Técnicos da EMATER RS / ASCAR “por ser a silagem um alimento homogêneo com altos teores de energia e elevados níveis de matéria seca, ter este alimento na propriedade rural é importante porque assegura que em épocas de escassez de pasto ainda haja fonte de alimento na propriedade para fornecer aos animais”, finaliza.