PUBLICADO EM: 11/05/2018

PNAIC 2018

A Secretaria Municipal de Educação vem realizando semanalmente dois encontros de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) 2017/2018, para as etapas de Educação Infantil e do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental , os encontros acontecem na Escola de Ensino Fundamental Dr. Nicanor Kramer de Luz e conta a participação de professores da rede municipal e estadual de ensino.
Este ano o PNAIC veio com novidades. Além do 1º ciclo da alfabetização (1º, 2º e 3º ano) houve a inclusão dos professores da Educação Infantil .
Sob a coordenação local da professora Celi Ribeiro , a equipe ainda é composta de uma formadora para etapa de educação infantil e uma para etapa de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental
O inicio dos trabalhos de formação foram marcados por atividades que proporcionaram a troca de experiências e a interação dos professores alfabetizadores que participaram ativamente dos encon-tros, o resultado foi gratificante tanto para educadores, quanto para os organizadores, coordenadoras e formadoras.
A Secretária Municipal de Educação destaca que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Cer-ta, é um compromisso formal e solidário assumido pelos governo Federal, Estadual e Municipal, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obriga-toriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental. O programa tem como principal objetivo o alcance do direito da criança a ler com fluidez e dominar a matemática, competências recomendáveis ao final do Ciclo de Alfabetização.
Temos o grande desafio de garantir o direito à alfabetização plena a todas as crianças até os 8 anos de idade, o Pacto é uma ferramenta importantíssima que tem orientado pedagogicamente os educa-dores para o cumprimento da meta.