PUBLICADO EM: 13/06/2018

Biblioteca Municipal de Esmeralda promoveu 1° Sarau Literário

Na noite da última quarta-feira (06) nas dependências da Biblioteca Pública de Esmeralda aconteceu o 1° Sarau Literário – entre um mate e um livro, promovido pela mesma. Na ocasião fizeram-se presentes, os mobilizadores do PVE 2018, professores, comunidade em geral além do Prefeito Municipal, Ailton de Sá Rosa, a Secretária de Educação e Cultura Eliane Pinto, Secretário da Administração Luciano Sgorla Ferreira, a Secretária de Trabalho e Renda e Desenvolvimento Social Elizandra Borges, a vereadora, Jossemara Serafim da Motta, do CEDAC Francisco das Chagas Jacinto Alves e Cleonice Godoy, da BAESA.
Numa noite fria todos foram acolhidos e aquecidos com poesias, doces, mate, café e salgados, tudo preparado para ressaltar o Sabor da Leitura.
Na apresentação dos mobilizadores foi destacado o objetivo de um sarau e proposto que cada participante aceitasse o desafio de trazer uma pessoa para conhecer a reforma feita na biblioteca e mais, escolher um livro para ler. O auditório ao lado foi enfeitado com várias obras infantis, tornando o espaço bem atrativo para as crianças.
Na oportunidade os presentes também puderam ouvir músicas e refletir sobre depoimentos de leitores e frequentadores assíduos da Biblioteca.
A equipe do PIN – Primeira Infância – também apresentou o trabalho que vem fazendo junto às famílias que atende. Ressaltam que é importante desde a gestação a criança já ouvir histórias; mostraram com fotos como os pequenos gostam do momento da contação e de manusear os livros; isso com certeza é um incentivo à criatividade e à imaginação.
Tanto no varal exposto, quanto nos papéis escondidos entre os livros que davam brindes a quem os encontravam, nas colheres espalhadas nos petiscos haviam frases, pensamentos, poemas, trechos de livros... “A proposta foi justamente esta: interagir com a leitura em todos os momentos”, enfatizou Elizandra, coordenadora do Sarau. “Esperamos que as pessoas que participaram tenham apreciado o momento e ido embora, de alguma maneira, se sentido melhores do que quando chegaram”.
A Biblioteca Municipal de Esmeralda fica localizada nas dependências da Prefeitura e abre de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Estimular a leitura: Este é um dos objetivos propostos pela Parceria Votorantim PVE – 2018. Em Esmeralda, o PVE acontece por meio de uma parceria com o Instituto Votorantim Energia, BAESA, Prefeitura Municipal de Esmeralda, Secretaria Municipal de Educação e CEDAC.