PUBLICADO EM: 24/09/2018

SETEMBRO AMARELO EM ESMERALDA

Setembro Amarelo é uma campanha mundial de prevenção ao suicídio e de valorização da vida. O objetivo é conscientizar a comunidade para interromper o avanço dessa epidemia, que elimina mais de um milhão de pessoas por ano. Mortes que, segundo a Organização Mundial de Saúde, podem ser evitadas em 90 % dos casos.
É muito importante alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil (10 mil mortes ao ano) e no mundo e suas formas de prevenção. A campanha ocorre no mês de setembro, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.
11/09/18 e 12/09/18 foram as datas escolhidas pela Equipe de Saúde de Esmeralda para as atividades da Campanha "Setembro Amarelo".
Na manhã do dia 11, houve palestra, vídeo, dinâmica e distribuição de mimos para os alunos da Escola Marcírio Marques Pacheco. As mesmas atividades foram desenvolvidas na Escola Nicanor Kramer da Luz no dia 12, manhã e tarde, abrangendo um total de 238 alunos.
Na tarde do dia 11, na Câmara de Vereadores de Esmeralda, aconteceu uma paralisação para conscientização sobre o assunto, seguido de confranternização para os participantes.
No dia 20/09, os membros da Equipe participaram do desfile cívico do município, vestidos de amarelo, lembrando a valorização da vida.
Todas estas atividades foram coordenadas e elaboradas pela Psicóloga da UBS de Esmeralda, Débora Teresa Pinotti.

"Sobre os girassóis:
Que eles procuram a luz do sol todos sabem.
O que eu não sabia é que em dias nublados eles se viram uns para os outros buscando a energia em cada um. Não ficam murchinhos, nem de cabeça baixa… olham uns para os outros… erguidos, lindos.
É a natureza nos ensinando. Se não temos o sol todos os dias, temos uns aos outros.
Que sejamos girassóis o ano todo!"