PUBLICADO EM: 02/10/2018

Biblioteca Municipal de Esmeralda promoveu 2° Sarau Literário

Na noite da última terça-feira (25) nas dependências da Biblioteca Pública de Esmeralda aconteceu o 2° Sarau Literário – entre um mate e um livro, promovido pela mesma. Na ocasião fizeram-se presentes, os mobilizadores do PVE 2018, professores, comunidade em geral além do Vice-Prefeito Municipal, Odilon Mendes Pacheco, a Secretária de Educação e Cultura Silvana König dos Santos, a Secretária de Trabalho e Renda e Desenvolvimento Social Elizandra Borges, vereadores Marcelo Mondadori e José Adones Brehm, do CEDAC Francisco das Chagas Jacinto Alves e Cleonice Godoy, da BAESA.
Ao som de Poncho Molhado, interpretado por Alceu, o sarau teve início trazendo a proposta de discutir a cultura gaúcha já que estamos no mês farroupilha. A Secretária de Educação, Professora Silvana, deu as boas-vindas a todos e discursou também em nome do Prefeito que não pode estar presente na ocasião. “É de sua importância a participação de todos em um projeto que visa melhorias na educação do nosso município”. Em seguida ela distribuiu um singelo mimo aos presentes: um enfeite de cuia.
Na sequência, a convidada da noite, Marinês Jussara Goulart Martini, falou sobre a sua obra “Esmeralda – um lugar, um anel e uma história”, suas pesquisas e a relevância de termos a edição Raízes em nosso município.
Lindas prendas emocionaram o público com suas declamações e todos os presentes abrilhantaram este evento que certamente terá continuidade em nossa Biblioteca.
As músicas gauchescas empolgaram o público presente e o mesmo cantou junto Eu sou do Sul, Canto Alegretense, Pelos, Hino do Rio Grande do Sul entre outras ...
"Mais uma vez foi um momento muito especial para associarmos a nossa tradição com o incentivo à leitura. De coração agradecemos a presença de todos, pois estar presente faz a diferença", destacou a Secretária de Trabalho e Renda e Desenvolvimento Social, Elizandra Borges, também responsável pelas ações do PVE em nosso município.
Atração para as crianças
Às 15h a equipe do PIM – Primeira Infância Melhor – apresentou uma peça de teatro sobre Alimentação Saudável e a Importância de cuidar dos Dentes às crianças participantes do projeto e para as turminhas da. Alguns pequenos também declamaram versos em homenagem ao nosso estado.
Estimular a leitura
Este é um dos objetivos propostos pela Parceria Votorantim PVE – 2018. Em Esmeralda, o PVE acontece por meio de uma parceria com o Instituto Votorantim Energia, BAESA, Prefeitura Municipal de Esmeralda, Secretaria Municipal de Educação e CEDAC.
A Biblioteca Municipal de Esmeralda fica localizada nas dependências da Prefeitura e abre de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.