PUBLICADO EM: 18/03/2021

Coronavírus: Secretaria de Saúde realiza drive-thru de vacinação

Atualmente, a grande preocupação do mundo é o combate ao novo coronavírus. A pandemia exige cuidado redobrado e ações sérias de enfrentamento ao vírus. Por isso, a Secretaria de Saúde de Esmeralda realiza um drive-thru de vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira (18) a partir das 8h.

Seguindo o plano estadual de vacinação, a Secretaria está imunizando com a primeira dose pessoas acima de 75 anos. "Este é mais um passo importante que o Município está dando no enfrentamento à Covid-19. Somente com a vacinação da população poderemos superar este momento de pandemia", ressalta Clecius Pacheco, secretário municipal de Saúde.

No formato drive-thru, o paciente vai até o local de vacinação e é imunizado sem precisar desembarcar de seu veículo. A ação ocorre em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Antônio Dias Fernandes observando todos os cuidados de prevenção necessários, como o respeito ao distanciamento social e o uso da máscara facial e do álcool em gel para higienização.

- Com a imunização no formato drive-thru, o paciente só tem contato com o profissional de saúde que aplica a vacina e também conseguimos manter o distanciamento social - afirma o secretário municipal.

A Secretaria de Saúde de Esmeralda já havia realizado um drive-thru de vacinação na terça-feira (16), ocasião em foram imunizadas 90 pessoas. Ao todo, já foram vacinadas 223 pessoas em Esmeralda, 6,8% da população do município, índice superior à média do país. Assim como nas demais cidades brasileiras, a vacinação depende do fornecimento de doses por parte do governo federal.

- Seguimos atentos e vigilantes nas ações de combate ao coronavírus. É muito importante a população seguir as medidas de prevenção e evitar aglomerações. Vamos encaminhar na próxima semana à Câmara de Vereadores um projeto que nos autoriza a comprar doses da vacina contra o coronavírus aprovadas pela Anvisa, tão logo os municípios tenham autonomia para isso - frisa o prefeito de Esmeralda João Hermengildo Pereira.

Atenção também com a febre amarela
Além do enfrentamento ao coronavírus, outras ações da Secretaria de Saúde de Esmeralda estão acontecendo normalmente. Uma delas é o trabalho de prevenção à febre amarela. A Secretaria tem feito ações de orientação e também vacinado a população contra a doença. Inclusive, está sendo realizada a coleta de amostras em bugios para análise, pois a incidência da doença nestes animais representa um sinal de alerta para as autoridades.