PUBLICADO EM: 19/03/2021

Município recebe doação de item simbólico para a história de José Mendes

Um dos maiores orgulhos da cidade de Esmeralda é ser berço do famoso cantor José Mendes. Aqui ele morou em sua infância e adolescência e em várias de suas músicas o nome da cidade é exaltado.

Em 1962, quando José Mendes decidiu gravar seu primeiro disco, pediu dinheiro emprestado para Irineu Nery da Luz, tradicionalista e ex-prefeito da cidade. Prontamente, Irineu emprestou 20 mil cruzeiros, em nota promissória assinada por Mendes.

José Mendes gravou o primeiro disco da carreira (o cantor faria sucesso internacionalmente posteriormente com a gravação do segundo disco - "Para, Pedro") e procurou Irineu para acertar o valor que havia pego de empréstimo. Mas seu Irineu, como era conhecido na comunidade esmeraldense, não quis receber, afirmando ter sido um orgulho poder ajudar o cantor a gravar seu disco.

A nota promissória ficou guardada por anos na casa de seu Irineu, recentemente falecido, como recordação da amizade que tinha com Mendes. Sabendo do valor histórico da nota promissória, a família de Irineu decidiu doar o item para a administração municipal de Esmeralda. A entrega do objeto histórico ocorreu nesta semana.

- É dever da sociedade conhecer e valorizar seu passado e o José Mendes representa muito para a história e a cultura de nossa cidade, por isso é nossa missão valorizar sua obra. Então, recebemos com muita honra e alegria este gesto da família do seu Irineu, que nos doou esta nota promissória que tem um significado muito importante para a história de José Medes - frisa João Hermenegildo Pereira, prefeito de Esmeralda.

A nota promissória ficará exposta no Memorial José Mendes, localizado no Distrito de Santa Terezinha (comunidade onde Mendes viveu), e será mais um dos itens históricos que ajudam a contar e valorizar a trajetória do cantor.