PUBLICADO EM: 29/03/2021

Secretaria de Saúde realiza drive-thru de vacinação nesta terça-feira

A Secretaria de Saúde de Esmeralda realiza nesta terça-feira (30/03) mais um drive-thru de vacinação contra o coronavírus. A ação acontece no Ginásio Municipal de Esportes a partir das 8h com o objetivo de imunizar pessoas acima de 70 anos.

Neste formato de vacinação, o paciente vai até o local e é imunizado sem precisar desembarcar de seu veículo. No drive-thru desta terça-feira, haverá a distribuição de senhas proporcionalmente ao número de doses disponíveis.

- Desta forma, somente ficará na fila o número de pessoas para o qual haverá vacina disponível. É importante frisar que em Esmeralda, assim como nos demais municípios, a vacinação ocorre conforme a disponibilidade de doses, as quais são fornecidas pelo governo estadual em etapas - explica Clecius Pacheco, secretário municipal de Saúde.

É importante salientar que o drive-thru é realizado observando todos os cuidados necessários para a prevenção do coronavírus, como o respeito ao distanciamento social e o uso da máscara facial e do álcool em gel para higienização.

- É fundamental que as pessoas com 70 anos ou mais procurem os órgãos de saúde para se vacinar. A imunização é o único caminho para o mundo superar a pandemia. Porém, mesmo que parte da população já tenha sido vacinada, é fundamental que todos sigam as recomendações de prevenção, especialmente o uso da máscara facial e evitar aglomerações - conclui o secretário municipal de Saúde.

Até o momento, já foram vacinadas 336 pessoas em Esmeralda com a primeira dose, o que corresponde a 10,22% da população do município, índice superior à média nacional de vacinação. Após receber a primeira dose, o paciente deve esperar o tempo recomendado pelas autoridades em saúde para receber a segunda dose. Este tempo varia conforme o fabricante da vacina. Em Esmeralda, 63 pessoas já receberam a segunda dose, 1,91% do total de habitantes, número praticamente igual à média nacional.