O Ministério da Saúde iniciou nesta semana em todo o Brasil a campanha de vacinação contra a gripe. Em Esmeralda, a imunização também já está em andamento. Neste ano, os grupos prioritários serão vacinados em fases.
No município, na Fase 1, serão imunizados profissionais da saúde; crianças maiores de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes (poderão ser vacinadas no dia da consulta); e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A vacinação nesta etapa seguirá até 10 de maio.
Na Fase 1, os grupos contemplados serão vacinados sempre nas quartas-feiras, tanto pela manhã, como à tarde. O Dia D de vacinação, tradicional data para mobilizar os pacientes a buscarem a imunização, ocorrerá neste sábado (17) no posto de saúde para quem integra a Fase 1.
A Fase 2 de vacinação inicia no dia 11 de maio e segue até 8 de junho, com o Dia D marcado para 15 de maio. Nesta etapa, serão imunizadas pessoas com 60 anos ou mais e professores.
A Fase 3 de vacinação começará no dia 9 de junho e seguirá até 9 de julho, com o Dia D marcado para 12 de junho. Nesta fase serão imunizadas pessoas com comorbidades.
É fundamental que os pacientes compareçam para se imunizar nas suas respectivas fases e munidos de documento oficial com foto e carteira de vacinação. A Secretaria de Saúde analisará o histórico de vacinação de cada paciente para que sejam respeitados os prazos necessários entre a vacina da gripe e a vacina contra a covid-19.
- Mesmo que a principal preocupação hoje seja a pandemia de coronavírus, é fundamental que as pessoas também se vacinem contra a gripe. Por isso, quem integra os grupos prioritários precisa estar atento aos períodos de imunização em cada fase e procurar a rede pública de saúde para se vacinar - orienta o secretário municipal de Saúde de Esmeralda, Clecius Pacheco.