NOTÍCIAS

PUBLICADO EM: 28/04/2021

Drive-Thru para pessoas acima de 60 anos ocorre nesta quinta-feira (29)

A Secretaria Municipal de Saúde segue realizando ações de imunização contra o coronavírus em Esmeralda. O próximo Drive-Thru acontece nesta quinta-feira (29) no Ginásio Municipal de Esportes.

A distribuição de senhas inicia às 7h e a vacinação começa às 8h, sendo voltada a aplicar a primeira dose para pessoas com 60 anos ou mais. "É muito importante que as pessoas que estão dentro da faixa etária nos procurem para se imunizar", afirma o secretário municipal de Saúde, Clecius Pacheco.

A ação desta quinta-feira será novamente no formato Drive-Thru Solidário, que visa incentivar os pacientes que irão se vacinar a doar de forma espontânea alimentos não-perecíveis e roupas para ajudar famílias necessitadas.

Segunda Dose
Com relação à segunda dose da vacina, fundamental para assegurar a imunização contra o coronavírus, a Secretaria de Saúde de Esmeralda mantém um controle de todos os pacientes que receberam a primeira dose e dos prazos que devem ser seguidos para a aplicação da segunda dose do imunizante.

No Brasil, várias regiões já relataram falta da segunda dose da CoronaVac. A mesma situação é vivenciada no Rio Grande do Sul, onde pelo menos 340 municípios já alertaram sobre a falta de vacinas para a aplicação da segunda dose da CoronaVac. Por conta disso, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais da Saúde do Rio Grande do Sul enviaram um ofício ao Ministério da Saúde pedindo agilidade no abastecimento de vacinas da CoronaVac.

- Essa é uma situação que está ocorrendo em todo o país. Em Esmeralda, estamos em alerta devido ao atraso no cronograma de fornecimento de vacinas por parte do Ministério da Saúde. Por isso, nossa recomendação para os pacientes que irão receber a segunda dose é que aguardem o chamado da Secretaria Municipal de Saúde para a aplicação dessa dose. Estamos atentos e juntos de outras secretarias de Saúde cobrando agilidade no envio das vacinas - destaca Clecius Pacheco.

Segundo especialistas na área da saúde, receber a segunda dose alguns dias após o recomendado apenas atrasa o momento em que o imunizante fornecerá a proteção esperada, mas não reduz a eficácia da vacina.

COMPARTILHAR: